quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Grupo terapêutico: dia da beleza, encerramento e homenagens!

Boa tarde de quinta, gente!! Como já falei aqui várias vezes, desenvolvo um grupo terapêutico numa comunidade de um bairro aqui na minha cidade. Dias atrás postei sobre o dia da beleza (clique aqui para ver) e prometi postar o resultado das fotos das meninas. Foram três partipantes dessa vez.
Hoje aconteceu o encerramento do grupo este ano. Fizemos uma reflexão sobre os caminhos do grupo este ano e cada uma falou de suas conquistas e de suas mudanças que foram possíveis desde que encontraram apoio no grupo terapêutico. Foram relatos emocionados de sonhos que estão se realizandos e principalmente de que elas reedescobriram a si mesmas.


As de setinha vermelha participaram da última edição do dia da beleza....











Vejam a beleza que elas ficaram:


 

"As mulheres constituem a metade mais bela do mundo."

                                                 (Jean-Jacques Rousseau)



                                                                                                
   
"A graça é um reflexo do amor sobre um fundo de pureza. A pureza é a própria mulher."
                                                                                                      (Jules Michelet)      
                                      






       "Quando uma mulher estiver falando com você, escute o que ela diz com seus olhos." (Victor Hugo)



                                                                                                               
Eu e a Solange (assistente social) compramos uma blusa para cada uma delas, pensado sempre no estilo de cada uma e escrevemos uma poesia personalizada para cada uma.

Ao final de tudo, eis que a Solange me supreende com uma homenagem que me deixou muito emocionada e vou compartilhar aqui com vocês. Carinho e reconhecimento são sempre importantes, e receber isso da Solange foi especial.


Homenagem da Solange para mim:

"A exatamente um ano atrás, eu começava a conhecer um pessoa maravilhosa, pessoa que tenho a honra de dividir 6 horas de meu dia e que até então eu via somente como chefe.

No dia 1º de dezembro de 2009 começava para mim o que na minha ilusão, fosse a mais difícil tarefa, dividir a sala com a chefe, nos primeiros dias não nego foi difícil, tentava atender em outras salas, me distanciava, no entanto essa situação não perdurou, ela ia atrás me chamava para fazer companhia, e aos poucos aquela enorme barreira foi se estreitando até se quebrar e então começávamos a trabalhar juntas como companheiras de trabalho, ela sempre me ajudando quando necessário e o mais importante demonstrando respeito e confiança ao meu trabalho.


Em Fevereiro de 2010 ela então me convida para realizarmos juntas um atividade na comunidade, nasce então o grupo MARIA, MARIA. Mais uma vez sou surpreendida, passo a conhecer uma mulher que quando menina viu muito cedo a instituição família se desfacelar, no entanto teve forças para trabalhar e ajudar manter o lar e estudar, hoje profissional, não apenas profissional, mestre em psicologia cito então com entusiasmo TERESA CRISTINA menina mulher, que ama, que chora, que acredita em seus ideais, pessoa de punho firme. Mas que sabe oferecer o ombro amigo nos momentos mais difíceis.
Obrigada querida posso dizer, que com você aprendi muito, cresci muito e que não quero apenas dividir a sala mas, muitos momentos nos próximos 100 anos
“Que deus abençõe sempre”

Encerro este post feliz e emocionada, pois percebo que as sementes lançadas já estão florindo no jardim do mundo.

Beijocas à todos!