quinta-feira, 22 de julho de 2010

Por um momento...

Boa noite de quinta, gente! Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma das coisas mais bonitas que aprendi nos últimos tempos com um amigo meu, o Xará (uma das pessoas mais fantásticas que conheço). Esse meu amigo é quem fundou a "Casa da Rua", sede do grupo terapêutico que já comentei aqui. Quando fui conhecer o trabalho que o Xará desenvolve na comunidade do bairro Tocantins a mais de 20 anos fiquei encantada. Mas lá estava eu...cheia de vontade, idéias e expectativas. Foi aí que veio a grande lição. O Xará me disse que para desenvolver o trabalho numa comunidade assim, tão carente, temos que nos despir das expectativas. É o outro quem nos diz qual a necessidade. O trabalho começa com a necessidade do outro e não aquilo que é idealizado por mim. Além disso, que o trabalho é válido se eu pensar que por um momento aquelas pessoas saíram do ciclo de miséria e violência em que vivem e puderem ter um momento de acolhimento e atenção. Por um momento. Isso ficou em mim. Isso me libertou. Isso me deixou mais humilde e menos onipotente.
Outras pessoas têm vindo para agregar ao trabalho, como o Eduardo e seu grupo de voluntário da Ordem dos Templários. Ele veio num primeiro momento cuidar das crianças e agora o grupo têm pensado em outros projetos para aquela comunidade. De momentos em momentos temos estabelecido uma relação mútua de fraternidade com aquelas pessoas que também nos oferecem momentos inesquecíveis. Vou postar algumas fotos, acho legal compartilhar. Vou colocar uma breve legenda do que é a atividade. Beijos à todos.














"Tio" Eduardo e "tio" Henrique com a criançada na Casa da Rua.


















Essa é uma das participantes do grupo no "dia da beleza". A assistente social arrumou o cabelo, eu fiz a maquiagem e a Sofia fotografou no Parque do Sabiá aqui em Uberlândia. Ela é a loirinha sentada na foto acima. Esta foi a primeira. O grupo escolhe quem será a participante do mês do "dia da beleza". Para agosto já temos a escolhida.

Por um momento

Por um momento alguém vai sorrir...
Por um momento alguém vai se sentir útil...
Por um momento alguém vai sentir amor...
Por um momento vamos nos divertir...
Por um momento vamos dar risadas...
Por um momento vamos refletir...
Por um momento nos sentiremos lindas...
Por um momento vamos receber o abraço gostoso e fraterno...
Por um momento alguém nos será grato e seremos grato à alguém.
Por um momento haverá esperança...
Por um momento vamos sonhar...
Por um momento vamos driblar a dor...
Por um momento seremos irmãos...
Por um momento a felicidade irá tomar conta de nossos corações...
Por todo instante nos sentiremos filhos do mesmo Pai.

Beijo gente, aqueceu meu coração fazer este post, que aqueça o de vocês também!